Deseja abrir empresa em Araguari, Minas Gerais, mas não sabe quais são os processos burocráticos necessários? Saiba que neste artigo vamos explicar o que é necessário. Confira!

Abrir empresa em Iraí de Minas, assim como em qualquer cidade brasileira, exige diversos processos burocráticos que o empreendedor deve seguir à risca para obter a legalidade do seu negócio.

Além disso, o planejamento é algo indispensável. Isso porque, segundo o Sebrae, o motivo de falência das empresas brasileiras está, por exemplo, justamente na falta de um planejamento prévio.

Diante disso, vamos explicar exatamente o que você precisa para abrir empresa com segurança e conquistar o sucesso.

Planejamento é tudo!

Antes de abrir o seu negócio de forma legal, é muito importante que você faça um planejamento adequado. Listamos alguns passos que poderão ajudá-lo neste processo!

Teste a viabilidade da sua ideia

Qualquer empresa começa com uma ideia, mas nem todas, de fato, podem prosperar. Por isso, é fundamental que o empreendedor teste a viabilidade da sua ideia. Isso pode ser feito de muitas maneiras.

Algumas delas são: fazendo pesquisa de opinião com o público que poderia consumir seu produto, conversando com especialistas, analisando o mercado no qual a ideai será colocada em prática etc.

Desenvolva um planejamento financeiro

Sua ideia foi aprovada no teste de viabilidade, agora é hora de pensar o que é necessário para colocá-la em prática. Neste momento, é hora de recorrer as planilhas, pois vamos falar de investimento inicial.

O investimento inicial será o recurso necessário que o empreendedor deverá investir para que sua empresa comece a exercer suas atividades.

Em uma planilha, coloque absolutamente tudo o que é necessário, bem como o valor de cada item. Por exemplo: valor de investimento em imóvel, contratação de colaboradores, matéria-prima, estoque, contas básicas etc.

É essencial também definir o capital de giro da sua empresa. Ele é o valor necessário que será usado para que a empresa exerce suas atividades até que, de fato, conquiste lucros para ser auto suficiente.

Especialistas recomendam guardar, no mínimo, 50% do valor de investimento para o capital de giro, mas isso dependerá da atividade e recursos de cada empresa.

Defina o público-alvo e desenvolva um plano de marketing

É fundamental saber que é o público-alvo da empresa, pois assim toda a comunicação poderá ser desenvolvida de forma efetiva para conquistar mais clientes.

Defina o público do seu negócio e a partir disso desenvolva um plano de marketing para que esse público conheça sua empresa.

Abrir Empresa Em Monte Alegre - Auster Inteligência Contábil

Os principais processos burocráticos para abrir empresa em Araguari

Agora que já falamos do planejamento mínimo para ter uma empresa, é hora de saber como tirar a ideia do papel e legalizada. Confira abaixo alguns dos processos necessários para abrir empresa.

ESCOLHA A NATUREZA JURÍDICA

A partir do valor de investimento, você saberá quanto poderá faturar com o seu negócio. A informações permitirá que você possa escolher a melhor natureza jurídica. Algumas opções são:

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma empresa constituída por uma pessoa que deseja se formalizar como pequeno empresário trabalhando por conta própria. É necessário ter um faturamento máximo de até R$ 81 mil por ano.

  • Empresário Individual

É a pessoa física titular da empresa podendo constituir apenas uma em seu nome. O faturamento anual do empresário individual pode chegar até R$360 mil.

  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)

Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular.

Para abrir uma Eireli, o empreendedor precisará declarar uma capital social de até 100 salários mínimos. Lembrando que neste caso não há limite de faturamento.

Por meio dessa modalidade, o empresário pode abrir uma empresa sem sócio. Além disso, não precisa de um capital mínimo e não terá seu patrimônio pessoal comprometido em caso de prejuízo da empresa.

  • Sociedade Limitada

É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial.

  • Sociedade Anônima

Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso, não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas.

ESCOLHA O REGIME TRIBUTÁRIO

Há três opções de regimes tributários no Brasil. O empreendedor deve escolher bem, pois isso terá um impacto em seus deveres como empresa e no pagamento de impostos. Veja abaixo como funciona cada um.

Lucro Presumido: forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do Imposto de Renda – IRPJ. O regime conta com uma porcentagem de arrecadação de imposto de 16%.

Lucro Real: “regra geral para a apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da pessoa jurídica. Ao mesmo tempo em que é o “regime geral” também é o mais complexo. Neste regime, o imposto de renda é determinado a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica, acrescido de ajustes (positivos e negativos) requeridos pela legislação fiscal”, explica o portal tributário

Simples Nacional: “É um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006”.

ESCOLHA O NOME DA SUA EMPRESA

Escolha o nome e vá até à Junta Comercial para realizar uma pesquisa e verificar se, de fato, o nome está disponível. A solicitação é feita por meio de um formulário fornecido pela Junta. Caso o nome esteja disponível, será necessário registrar no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

DESENVOLVA E REGISTRE O CONTRATO SOCIAL

Será necessário definir no desenvolvimento do contrato social os seguintes itens: interesse das partes, finalidade e objetivo do negócio, descrição do tipo de sociedade e como será definida as cotas. Após o desenvolvimento do documento, será necessário ir a Junta Comercial para registrar o mesmo.

OBTENHA OS REGISTROS

Alvará sanitário, inscrição municipal, inscrição estadual são alguns dos registros que sua empresa poderá obter. Tudo dependerá do tipo de negócio. Por isso, é interessante conversar com um contador para saber quais registros seu negócio precisará.

AUSTER: O ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE PERFEITO PARA ABRIR EMPRESA

Com mais de 32 anos no mercado, a Auster Contábil é um escritório experiente, versátil, com profissionais capacitados, perfil tecnológico e comprometida com os resultados dos clientes.

O escritório atua com o propósito de entregar além do “trivial” do cumprimento das obrigações legais são confiadas. Seu objetivo é ser parceiro estratégico dos empreendedores e, por isso atua como conselheiro em momentos importantes de seus negócios.

Se você está procurando por uma boa contabilidade, saiba que sua procura acaba aqui. Entre em contato com um dos nossos consultores e veja como é simples abrir empresa em Araguari.

Compartilhe!